jump to navigation

Festival de Wesak 17/05/2011

Posted by Frater A'.' H'.' RAK in Uncategorized.
trackback

Um dos maiores festivais do budismo ocorre no 15º dia do 4º mês do calendário chinês. Essa data, tendo em vista que o calendário chinês é lunisolar, sempre corresponderá ao plenilúnio, razão pela qual também é chamado de “a Lua Cheia de Maio”. Estamos falando do Festival de Wesak, que neste ano ocorre no dia 17 de maio do calendário gregoriano.


Já vimos as comemorações do Hana Matsuri em 08 de abril, data em que se comemora o nascimento de Buda no Japão. Em certas regiões da Ásia, o Festival de Wesak, além de celebrar o nascimento, comemora também a iluminação e a morte de Siddartha Gautama, o Buda Sakyamuni.


Nesta data, os budistas meditam e refletem sobre as suas três joias: O Buda, o Dharma (os ensinamentos de Buda), e a Sangha (a egrégora). Hinos e orações são entoados, e é comum oferecer flores nos templos.


Wesak é um festival de despertar e de iluminação. É um momento para entrarmos em contato com o nosso Eu Interior, elevarmos a alma e deixar os defeitos, as falhas e os sofrimentos que impedem a nossa evolução para trás.


Quem não comemorou o Hana Matsuri, esta é uma boa oportunidade para levar flores a um templo budista, ou oferecer flores em seu butsudan.


Se quiserem se conectar com a egrégora budista nesta data, vocês podem fazer o seguinte exercício:


Em um momento tranquilo deste dia, acendam uma vela branca ou amarela e um incenso de lótus. Fechem os olhos e façam algumas respirações lentas para relaxar. Após, contemplem seus pensamentos por alguns minutos. Deixem que eles simplesmente surjam e vão embora da mesma forma inesperada que chegaram. Imaginem que seus pensamentos são como a superfície de um lago revolto, que lentamente se acalma. Quando a mente estiver limpa, meditem sobre comportamentos seus que os fazem sofrer e/ou que impeçam a sua evolução espiritual. Pode ser um mau hábito, a preguiça e a falta de disciplina, um sentimento ruim, qualquer pensamento ou atitude que vocês queiram se livrar. Uma vez tomada esta decisão, digam em voz alta: “eu me liberto deste hábito e de todo o sofrimento por ele causado, e avanço rumo à iluminação”. Em seguida, recitem o Sutra do Coração e repitam o seu mantra três vezes. Permaneçam em estado contemplativo por mais algum tempo, respirando lentamente, até abrirem os olhos. Encerrem o exercício.


Comentem depois o que acharam e quais foram as impressões que tiveram. Feliz Wesak a todos!


Por Aoi Kuwan, via Magia Oriental

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: