jump to navigation

Hina Matsuri, o Festival das Bonecas 02/03/2012

Posted by Frater A'.' H'.' RAK in Cultura.
Tags: ,
trackback

Também conhecido como o “Dia das Meninas” ou como o “Festival do Pêssego”, esse feriado foi oficialmente estabelecido durante o shogunato, no Período Edo. Apesar disso, sua celebração já vinha ocorrendo desde longa data.

Comemorado sempre no terceiro dia do terceiro mês, neste dia é montada uma plataforma com vários degraus, dispondo bonecas de forma hierárquica a fim de representar a corte do Período Heian.

No primeiro degrau, encontram-se o Imperador e a Imperatriz; no segundo degrau, três serviçais; no terceiro, cinco musicistas. Estes são os principais degraus. Nos mais baixos, retratam-se ainda ministros, servos, anciãos. Essa tradição começou durante o Período Edo. A história das bonecas, no entanto, é mais antiga.

Na China antiga, o terceiro dia do terceiro mês era um dia de purificação. As pessoas saiam às ruas, em direção aos rios, para beber álcool, limpar as impurezas e realizar um ritual para chamar de volta ao ciclo das encarnações as almas dos familiares que já partiram.

No Japão, esse costume se repetiu. No dia do Hina Matsuri, as pessoas reuniam-se nas margens dos rios para beber sake, escrever poemas e deixar sobre as águas dos rios origamis feitos por elas.

Durante o Período Heian, uma nova tradição se iniciou. A nobreza convocava um onmyouji, o praticante do onmyoudou, para realizar rituais de purificação, incluindo um especificamente chamado joushi no harai. Neste ritual, todas as impurezas das pessoas eram transferidas para uma boneca, que era posta sobre as águas do rio para levá-las embora.

Atualmente, um costume similar ao joushi no harai ainda é realizado em algumas cidades japonesas. Trata-se do hinanagashi, que consiste em decorar uma boneca para depois jogá-la no rio sobre uma balsa. Esse costume surgiu no Período Edo, e que depois se transformou na tradição do Hina Matsuri que conhecemos hoje.

Fonte:

Magia Oriental http://aoikuwan.wordpress.com/

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: