jump to navigation

Breve História do Budismo 06/04/2012

Posted by Frater A'.' H'.' RAK in Cultura.
Tags: ,
trackback

Através dos textos básicos do Hinduísmo, sabe-se que os Drádivas, antigos habitantes do Vale dos Indus, submeteram-se às incursões conquistadoras dos Árias, oriundos do Cáucaso.

Dominantes, os arianos apoiados no primitivo e muito desenvolvido culto às forças da natureza, impuseram a concepção religiosa de um Princípio Único Universal, Bhrahman (Absoluto). Por volta do ano 1000 A.C. o Vale do Ganges já estava definitivamente ocupado pelos arianos, responsáveis pela organização social  rigidamente estabelecida  pelo próprio Brahman.

No século VI A.C. a Índia começa a gozar de franco progresso e desenvolvimento material. As relações comerciais, diplomáticas e culturais ampliam-se continuamente, proporcionado aberturas intelectuais voltadas a discussões em torno da ortodoxia Brâmica. Sistemas de idéias começaram a surgir, sendo os mais representativos os pensamentos Carvaka, o Jainismo e o Budismo.

A Escola Carvaka caracterizava-se por ser extremamente cética e ateística, portanto declaradamente um sistema de reação às complexas especulações espirituais hinduísticas. Também sem aceitar a autoridade dos Vedas, o Jainismo, preconizado por Mahavira, expressava a sua voz de protesto contra todas as seitas então existentes: a nudez dos seus adeptos revelava absoluto descompromisso com as demais seitas e com o mundo.

Entre o radicalismo dessas duas escolas (uma essencialmente materialista e a outra voltada à mais absoluta pureza) surge o Budismo, uma forma de pensamento também contestatória aos dogmas brâmanes e ao intricado raciocínio hinduísta, porém preocupada com o equilíbrio  das tendências humanas, o que redundou ser chamada a doutrina de Buda como o Caminho do Meio.

Fonte:

Magia Oriental

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: