jump to navigation

Ponto de Misericórdia para Zambi 21/05/2012

Posted by Frater A'.' H'.' RAK in Religiões, Rituais, Umbanda.
Tags: , , , ,
trackback

olorum-zambi

Salve !

Dentro das práticas espirituais das mais diversas culturas um elemento muito presente é o uso ritual do som. Mantras, cânticos, orações, e todo tipo de louvores formam um conjunto de formas de integração do ser humano com o divino. Neste grupo esta toda forma que o homem possuí de externar vocalmente suas intenções. Aos poucos é um estudo muito enriquecedor. Hoje vou começar a trazer alguns exemplos, principalmente os chamados “Pontos Cantados” da Umbanda, do Candomblé e dos cultos de Nação. São todas, formas de orar acrescidas de um sentimento em carga que faz a diferença em seus usos liturgicos.

Um antigo ponto de misericórdia e proteção eu apresento hoje:

Pelos Caminhos das Trevas

Andei vagando e penando

Meu coração magoado

E meus pés quase sangrando.

.

Mas espinhos tem a vida,

Que a morte ninguém quer.

Não me darei por vencido

Farei o que Deus quiser.

.

De braço dado com o Chefe

Com suas armas lutarei

Ninguém levará vencida

A fé que nunca trairei.

.

Não vale um dia perdido

Nem uma noite atormentada

Quando a fé é inquebrável

Nem coração desiludido.

.

Com seu cavalo a galope

Pelas estradas da ventura

Nunca mais me pegará

Sequer uma desventura.

.

Cantarei minha vitória

Ao lado do grande Mestre

E com as lanças cruzadas

Contaremos a história.

.

Minha fé é inabalável

Meus sonhos bons me acompanham

Pois a minha redenção

Também é inevitável.

.

Como a maioria dos pontos cantados de Umbanda, este pode ser usado por qualquer pessoa em qualquer situação e lugar. Praticar e observar o que sente, de energias a sentimentos internos, é assim que se pode ir começando a conhecer algo. Uma verdadeira oração cantada, e umas das mais belas que ja encontrei no início do culto de Umbanda. Especialmente nesta, há uma atração muito forte das energias de Oxalá e de Obaluaiyê.

Fé.’.

Comentários»

1. Rachel Oya - 02/07/2015

Cresci vendo minha mãe rezando esta oração, gosto muito nunca achei em lugar nenhum escrito, hoje já sem minha mãe aqui neste plano terrestre senti muita vontade de me reza-la esta Oração então achei nesta pagina, fiquei muito grata por isso.. Amém

Frater A'.' H'.' RAK - 02/07/2015

🙂
Que bom ler isto! Que seja útil para você e outros irmãos. Um pouco do meu objetivo é justo esse, resgatar um pouco da nossa cultura, do que foi sendo deixado durante as transmissões.

2. Beatriz Véras - 17/08/2017

Queria ouvi-lo…


Deixe um comentário

